terça-feira, 8 de maio de 2012

Segredos

Segredos

A vida tem seus segredos, guardados a sete chaves. Esse é o seu charme, seu mistério e encantamento, que fascina, e nos faz sentir uma vontade louca de descobri-la.
Seria essa, talvez, a motivação que nos induz à busca, incansável por respostas, para tudo aquilo que sentimos, passamos e despertamos em nós e nos outros.

Mas a vida é esperta, ela começa a se mostrar mas se esconde, como aquela mulher que mostra o decote, mas não os seios. Como aquele fruto que se exibe lindo e delicioso, mas em altura inalcançável.
Você pensa que viu, mas não viu nada.  Saliva, mas não sacia.
A vida judia, mas também acaricia. Ela tortura, mas nos livra da morte.
A intensidade com que se quer desvendar os segredos da vida, move-nos em sentido, muitas vezes, contrários ao de onde queremos chegar.


A dúvida, dentre tantas escolhas disponíveis, confundem a ponto de tomar, ao mesmo tempo que oferece, todas as oportunidades da vida.
Seguimos na contra-mão, por caminhos escuros, trechos perigosos, itinerários sem saída, desvios e labirintos profundos.

Pelo caminho, descobrimos poucas coisas e não percebemos outras que se mostram, pela simples mania que temos de querer alcançar a segunda fase, sem ter vencido a primeira.
A árvore da vida é maravilhosa e carregada de frutos, aparentemente, de igual sabor. Quem não sabe desvendar os segredos da vida, prova dos frutos acessíveis, sente sabores comuns, mas apenas observa e somente se aproxima, do fruto inalcançável, sem poder tomá-lo para si, pois esse é aquele fruto, que se faz necessária a escalada da vida, por caminhos tortuosos, apenas para quem tem coragem de enfrentar os perigos para colher o fruto, quase que proibido, uma vez que a covardia humana só permite que se obtenha o fruto que está ao alcance das suas mãos. Esses, os “sem coragem”, jamais serão presenteados com os segredos da vida, viverão de dúvidas e vontades, desejos e anseios, improváveis.

Diante de tudo que a vida nos apresenta, a única exigência e a mais difícil de se encontrar, é a coragem para receber seus segredos.

Para quem tem a vida correndo em suas veias e utiliza esse combustível sabiamente, a vida se revela todos os dias, claramente, em cada gesto, olhar, sentido. Em cada força ou simples apresentação da natureza. Em cada batida diferente do coração, no sentimento de falta de perda, que é o que nos mostra, o que deixamos de valioso para trás.
Não há necessidade de se explicar nada, uma vez que tudo pode-se sentir. Essa é a técnica da vida, para esconder ao mesmo tempo que revela, todos os seus segredos.

Pati :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário