segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Que situação...



Diante da situação que se apresenta, fica claro e evidente que, temos muito que desaprender.


Embora as mudanças, a tecnologia, as descobertas, a ciência tenham sido especializadas e venham sendo qualificadas, a cada dia, valores simples esquecidos servem com antídotos contra a evolução. A informática, a internet e os meios de comunicação, ao mesmo tempo em que instrui, destroem. Não é porque temos a alienação de graça, a nossa disposição, que somos obrigados a fazer uso dela. 

O processo de retroação está em alta, na nossa sociedade, conformada, passiva, medíocre, hipócrita.

O individualismo, o descaso com os menos favorecidos, ou mal informados, são combustíveis eficazes para a deteriorização da nossa gente e de tudo que conquistamos.

O que ficou esquecido é algo simplesmente essencial: A pessoa, o ser, a vida.
Equipes divididas, mal lideradas, individualismo em grupo, coisas contrárias, conceitos perdidos, práticas desfavoráveis.  Uma equipe que não se une, descaracterizando, então, o conceito, colabora para o engrandecimento dos adversários.

Outro fator relevante é a falta de coragem e atitude de sociedades carentes de educação e pobres de informação, que aceitam facilmente ser dominadas, molestadas financeira e dignamente. Outro grande fator negativo, é a grande dificuldade em assumir sua omissão e seus erros, como se nada tivesse a ver com o acontecimento em evidência.

Ainda podemos complementar o perfil dessa sociedade, com a falta de vontade, de anseios, visto que, uma sociedade desse tipo, aceita o que vem como esmolas, sem questionar.

Talvez, sejam exatamente o conformismo e a acomodação, os principais problemas. Mas, pior de tudo é a aceitação.

Ainda mais grave, é a oportunidade desperdiçada, dando preferência aos dominadores, para que eles decidam por você.

Reclamar é o que sobra, quando se abre mão de tudo, jogando-se fora as possibilidades, ao assumir uma postura inferiorizada, além de tomar gosto por "sobras", sendo então outra característica de um povo que tem plena condição de mudar, mas não o faz.


Tenho a impressão que, muita gente, sente-se bem, sendo alvo de piedade, misericórdia e receptor de migalhas.

Somos responsáveis por toda essa crise, somos formadores de opinião, mas, ao contrário do que deveríamos fazer, temos destruído o que já foi conquistado.
Triste é termos recursos e condições, para transformamos a situação e não utilizarmos nada disso, agindo como se fossemos desprovidos de tais condições para atuar, contra essa imoralidade social e humana.

Perdemos hoje e comprometemos o futuro, afinal, atitudes e omissões refletem por longos tempos e os prejuízos, nem sempre, são compensados, levando a sociedade à grande falência, moral, muitas vezes.



A arma mais eficaz, para esse tipo de situação é, evidentemente, a conscientização, pois a partir dela é que os reforços disponíveis serão introduzidos para a solução do problema.

Pati :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário