sábado, 4 de junho de 2011

Pensamentos‏

Hoje, estive pensando sobre o pensar. É interessante pensar sobre o pensamento, ao mesmo tempo em que é estranho. Já parou para pensar, que nunca paramos de pensar? Quando pensamos em não pensar mais, lá estamos nós, pensando.

E o pensamento voa, nos leva para viagens, em momentos e lugares bons ou ruins. Pensamos em ser aquela pessoa influente e, por alguns momentos, nos sentimos a própria, mas o pensamento continua e, arrisco dizer, que pensamos até enquanto dormimos, mas nesse caso, são pensamentos com imagens e que podem se confundir com os sonhos.

O pensamento é cheio de emoções, mas o pior é pensar em voz alta, quando tem alguém por perto. São escapes de pensamentos, momentâneos e perigosos, dependendo do que se está pensando ou em quem, que se manifestam, involuntariamente, através da fala, geralmente.
Graças a Deus, não é possível, ainda, o acesso aos nossos pensamentos. Já pensou alguém poder ver, ler ou assisti-los? Seria uma catástrofe. Deus sabe o que faz.


Pensei muito, antes de escrever esses pensamentos mas, na hora de colocar no papel, esqueci muitas coisas, que havia pensado. Mas, se o pensamento é meu, por que não consigo recuperá-lo?

Quem entende o pensamento?
Grandes pensadores são conhecidos pela humanidade, mas todos nós, somos grandes pensadores, só que alguns tem pensamentos com mais qualidade do que outros ou, transformam em realidade, o que pensam, enquanto outros não fazem isso.

Mas, o que é pensar?

Pensar é uma ação divina, disse Aristóteles. Pensar é criar condições atrativas de pensamentos idênticos. O que se faz mister é saber pensar, dominar os elementos, amolda-los à vontade, sujeitando todos os elementos somáticos do organismo ao domínio superior do Eu.

Penso que, se continuar pensando nisso, talvez, chegue a alguma conclusão, ou não.


Isso tudo é muito confuso, assim como nossos pensamentos.

Quem nunca desejou adivinhar o que alguém estava pensando? Quem nunca parou para pensar, enquanto alguém falava, e você, ao mesmo tempo, elaborando uma resposta, sem escutar direito, o outro e falou bobagem? Depois, se questionou, por que não pensei antes?
Mas o que você estava fazendo se não, pensando?

Um dos piores pensamentos é, quando alguém tem uma ideia brilhante, porém simples e você pensa: como eu não pensei nisso antes?

Penso, logo existo”, mas em alguns casos, penso, logo desisto.

Quando pensamos muito para tomar uma decisão, corremos o risco de perder a oportunidade, quando não paramos para pensar, corremos o risco de decidir errado, então, pensar ou não pensar, eis a questão e temos escolha? Quando penso em não pensar, estou pensando.

Talvez, o que falte, sejam subsídios para se pensar de forma correta ou adequada.


“Mantenha seus pensamentos positivos, porque seus pensamentos tornam-se suas palavras”. Gandhi.




E quando nos enganamos com as pessoas, pensamos que elas são de um jeito e, na verdade, são de outro?
Ou, quando enganamos os pensamentos de alguém, a nosso respeito e nos dizem: "Nunca pensei que você fosse assim".

E quando fazemos algo errado, justificamos dizendo: "Mas, eu pensei que..."

Nessa hora, o chefe, geralmente é o chefe, questiona: Mas quem mandou você pensar?

E ai, nesse momento, o que você pensa?

Há pensamentos que são orações. Há momentos nos quais, seja qual for a posição do corpo, a alma está de joelhos.” Victor Hugo

Não podemos controlar o que as pessoas pensam a nosso respeito e nem elas podem controlar o que pensamos sobre elas.
Podemos ter atitudes e princípios que visem melhorar os pensamentos dos outros, a nosso respeito.

Há uma frase que diz: “Se os que falam mal de mim soubessem o que penso deles, falariam mais ainda”.

Ainda bem que não sabem.

O pensamento reflete nossas vontades, pois passamos a pensar com mais intensidade, naquilo que queremos ou em alguém.
Quantas vezes pensamos em dizer algo mas, devido às circunstâncias, falamos absolutamente diferente ou contrário, ao que pensamos?

Segundo Descartes (1596-1650), filósofo de grande importância na história do pensamento, "a essência do homem é pensar". Por isso dizia: "Sou uma coisa que pensa, isto é, que duvida que afirma, que ignora muitas, que ama, que odeia, que quer e não quer, que também imagina e que sente".

A força do pensamento é um questionamento forte, o pensamento pode ter poder, assim como as palavras.

”Um homem literalmente é o que ele pensa”. James Allen.

Antes de falarmos, escrevermos, ou manifestarmos de alguma maneira, pensamos, tudo vem do pensamento e, cabe a você, filtrar os seus, minimizar os maus pensamentos e aflorar os bons. Embora o pensamento seja algo meio que incontrolável, a responsabilidade sobre o que você pensa e transforma em fatos reais, é sua, e de mais ninguém.

Por isso, pense bem!

By Pati.

Nenhum comentário:

Postar um comentário