terça-feira, 8 de março de 2011

IGUALDADE!!!

Hoje, comemora-se o dia da mulher porém, não temos muito que comemorar. Prefiro, falar das conquistas, do que das coisas que ainda faltam, mas fingir que está tudo bem, não é viável, pois existem muitas carências. Gosto de pensar, que não devemos classificar as pessoas por serem homens ou mulheres, mas por serem seres humanos, com sentimentos, responsabilidades, dores, tudo muito parecido.
Ser parecido, não é ser igual, temos nossas diferenças e é isso que nos faz pessoas únicas.
Existem muitos homens fazendo papel de mulher: são pais que valem por mães, que cuidam dos filhos, cozinham, cuidam da casa, dividem-se entre casa, trabalho, filhos, escola. Temos, também, muitas mulheres fazendo as tarefas designadas aos homens: são mães e pais, dividem-se entre as mesmas coisas, com alguns diferenciais.

Mas os valores e reconhecimentos continuam diferentes, embora tenhamos nas empresas, na política, nas casas, em cargos de chefia e até na presidência, pessoas de ambos os sexos, as mulheres ainda sofrem preconceitos, discriminação, ganham menos e tem sua capacidade confundida com sua sexualidade ou sensualidade.
Que somos sensuais, é fato (risos), mas nossa capacidade vai muito além de fatores físicos e sexuais.
Por isso, nós, mulheres, devemos continuar a luta pelo nosso espaço, mas sem comprometer o espaço do outro. Homens e mulheres têm o seu valor e, conforme sua capacidade de realização, deve ser reconhecida, de maneira semelhante. Não queremos ser melhores, nem piores, queremos ser iguais.

Pati.

2 comentários: