quarta-feira, 27 de julho de 2011

Inveja - será esse o caminho?


Quando algumas pessoas falam sobre coisas boas que estão fazendo ou que conquistaram, não é raro ouvir algo do tipo: Nossa que inveja de você, no bom sentido.





Bem, eu não conheço inveja boa, nem acredito que um sentimento tão ruim, como esse, possa ter um lado bom, ou não estamos falando de inveja.





Invejar, não é apenas desejar o que o outro tem, mas querer que ele deixe de ter, para que o invejoso passe a ser o “dono da situação”, ou o melhor.
O invejoso não admira, ele quer para si, sem esforços.

A pessoa que admira um vencedor procura saber sua história de vida, como foi que ela chegou onde está, quais obstáculos teve que superar, de quais coisas precisou abrir mão, pois uma pessoa vitoriosa teve que enfrentar algum tipo de batalha para poder vencer.


Além disso, o invejoso nunca está feliz com o que tem, sempre vê as coisas do invejado como sendo melhores, mais bonitas, mais valiosas, do que as suas e deseja sempre o que o outro possui.
Particularmente, acho lamentável uma pessoa pronunciar que inveja outra. Por outro lado, é louvável, a meu ver, que uma pessoa admire a outra e busque informações, sobre seu caminho traçado, desenvolvendo assim, seu crescimento pessoal, social e, até, material.


As pessoas admiradas respeitam seus admiradores e sentem-se na responsabilidade, de certa forma, em manter essa admiração desenvolvendo, assim, novos caminhos rumo às conquistas e, geralmente, tomando pela mão seu admirador para que aprenda e seja como ele.

Já o invejado, ainda que involuntariamente, se distancia do invejoso, assim como as demais pessoas que percebem a inveja tendem a afastar-se também, fazendo com que esse fique cada vez mais distante daquilo que almeja e, consequentemente, mais infeliz do que já se encontra.
Buscar o conhecimento, obter informações e praticá-las, admirar os batalhadores, que certamente são ou serão vencedores, lutar, acreditar, são alguns dos segredos da vitória.



Tenha sempre bons sentimentos no seu coração e bons pensamentos em relação ao seu próximo e, quando olhar para alguém que considere melhor que você, lembre-se que você tem as mesmas condições de chegar aonde ele chegou, basta estar disposto a trilhar o mesmo caminho.

Pati. J

Nenhum comentário:

Postar um comentário