terça-feira, 19 de junho de 2012

Marketing atual

Marketing atual

Hoje gostaria de tratar de um assunto mais técnico, específico, que também vivemos, atualmente, o marketing.









O marketing é uma ferramenta de promoção, de venda, de convencimento através de inúmeras técnicas persuasivas.

Atualmente, temos observado que o objetivo é o mesmo, mas as ferramentas usadas tem sido de punho apelativo e até constrangedor, sem generalizar.

Usam-se, sem pudor, dramas pessoais, desgraças alheias e até inventam-se, tais absurdos emocionais.

Dois grandes exemplos, claros, atuais e absolutos, são o suposto drama da Xuxa, que teria sido violentada na infância, porém só relatou o fato aos 50 anos de idade e após protagonizar, inclusive, uma cena de sexo com um garoto de 12 anos.
O outro exemplo, é o caso do jogador de futebol, Valdívia, chileno,  que foi juntamente com sua esposa, vítima de um sequestro relâmpago e, agora, após ganhar milhões e milhões no Brasil, o país não lhe serve mais, aliás, esse é o “slogan”, porque, na verdade, o Marketing é justamente para que o Brasil continue o servindo bem e sempre.





Mas falando clara e abertamente, a principal ferramenta utilizada como marketing, ultimamente, é a ignorância e porque não dizer, a ingenuidade dos consumidores, que aceitam tudo sem questionar, sem sequer, pensar no assunto. Deixam-se tomar pela emoção, pelas belas cenas de atores e atrizes que enganam sem o mínimo respeito, à sociedade desinformada.

Ao compramos o produto, serviço ou a idéia vendida, pagamos muito caro, por tudo, inclusive pelo serviço de sermos muito bem enganados por esse tipo de marketing.

Em relação aos exemplos citados, podemos dizer que se utilizam um do próprio drama e o outro criando um drama. Aonde chegaremos desse jeito?





Consumidores conscientes poderão chegar a algum lugar. Os inconscientes, não chegarão a lugar algum porém, farão com que os tais abusadores de consciência cheguem muito longe, inclusive, naquele lugar onde o próprio gostaria de chegar.

Não se importe e continue promovendo o sucesso alheio, à custa do seu.

Pati :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário